Maligno (2021)
por Giovani Zanirati
Maligno (2021)
Direção: James Wan
Roteiro: James Wan, Ingrid Bisu, Akela Cooper
PaÃs: Estados Unidos
Nota: 08/10
Direção: James Wan
Roteiro: James Wan, Ingrid Bisu, Akela Cooper
PaÃs: Estados Unidos
Nota: 08/10
Madison (Annabelle Wallis) está grávida e vive um relacionamento abusivo. Apesar de seu estado fÃsico e emocional debilitado pela gravidez, isso não a impede de sofrer violência por parte do marido. Após ser agredida e sofrer um ferimento na cabeça, ela se isola em seu quarto. Enquanto isso, o agressor, que se encontrava na sala, é morto por uma criatura bizarra com caracterÃsticas que remetem aos clássicos do horror japonês. Em seguida, Madison é atacada por essa força, resultando na perda do bebê.
A sinopse serve para atrair a atenção para esta intrigante obra de horror dirigida por James Wan. Independentemente de preferências pessoais, Wan consolidou seu lugar na indústria cinematográfica com filmes icônicos como Jogos Mortais (2004), Sobrenatural (2010) e Invocação do Mal (2013). No primeiro, que é talvez o mais sofisticado e surpreendente, Wan oferece um suspense policial dinâmico, marcado pela brutalidade fÃsica e psicológica. No final, como os fãs sabem, o filme revela uma reviravolta significativa que elevou a obra a uma vasta franquia.
A sinopse serve para atrair a atenção para esta intrigante obra de horror dirigida por James Wan. Independentemente de preferências pessoais, Wan consolidou seu lugar na indústria cinematográfica com filmes icônicos como Jogos Mortais (2004), Sobrenatural (2010) e Invocação do Mal (2013). No primeiro, que é talvez o mais sofisticado e surpreendente, Wan oferece um suspense policial dinâmico, marcado pela brutalidade fÃsica e psicológica. No final, como os fãs sabem, o filme revela uma reviravolta significativa que elevou a obra a uma vasta franquia.
"Maligno" compartilha caracterÃsticas similares. Embora não tenha o mesmo renome de Jogos Mortais, é uma obra que, apesar de suas oscilações, se mostra eficaz. O filme consegue cumprir seu propósito de provocar sustos e manter o suspense do inÃcio ao fim, apresentando uma narrativa bizarramente criativa e original que se distancia da mesmice habitual.
O que mais impressiona e inquieta é o seu desfecho, que lembrou-me de A Órfã (2009), conhecido por sua surpreendente conclusão. Às vezes, filmes medianos como A Órfã e Maligno conseguem se destacar significativamente devido ao impacto de seu final. Após o chocante e violento inÃcio, o filme se desdobra em uma combinação de gêneros, incluindo giallo, slasher e sobrenatural, refletindo nos misteriosos assassinatos que cercam a protagonista. Essa fusão de elementos e referências do cinema de horror resulta em algo único.
Madison começa a ter visões das mortes, o que levanta dúvidas sobre a veracidade dos eventos e o motivo pelo qual ela está envolvida. Quem é o assassino? Qual é a relação com Madison? A tensão e o horror são habilmente conduzidos pela câmera do diretor, que demonstra maestria na criação de uma atmosfera intensa e envolvente, acompanhando a coreografia dos personagens.
O cineasta mantém um clima psicológico sombrio e opressivo ao longo do filme e preserva a ambiguidade sobre a natureza da criatura o máximo possÃvel, mantendo a dúvida entre o sobrenatural e o real. A presença do assassino, com seus movimentos peculiares, aparições fantasmagóricas e método de ataque que remete aos assassinos dos anos 80, contribui para elevar o nÃvel do horror.
Por fim, o filme oferece um plot twist memorável e imprevisÃvel, que faz valer a espera pelo desfecho e amarra de maneira orgânica todas as pontas. Além disso, evita o uso excessivo de soluções sobrenaturais que frequentemente são empregadas no gênero de terror para resolver mistérios, ao mesmo tempo que respeita a inteligência do espectador.
O que mais impressiona e inquieta é o seu desfecho, que lembrou-me de A Órfã (2009), conhecido por sua surpreendente conclusão. Às vezes, filmes medianos como A Órfã e Maligno conseguem se destacar significativamente devido ao impacto de seu final. Após o chocante e violento inÃcio, o filme se desdobra em uma combinação de gêneros, incluindo giallo, slasher e sobrenatural, refletindo nos misteriosos assassinatos que cercam a protagonista. Essa fusão de elementos e referências do cinema de horror resulta em algo único.
Madison começa a ter visões das mortes, o que levanta dúvidas sobre a veracidade dos eventos e o motivo pelo qual ela está envolvida. Quem é o assassino? Qual é a relação com Madison? A tensão e o horror são habilmente conduzidos pela câmera do diretor, que demonstra maestria na criação de uma atmosfera intensa e envolvente, acompanhando a coreografia dos personagens.
O cineasta mantém um clima psicológico sombrio e opressivo ao longo do filme e preserva a ambiguidade sobre a natureza da criatura o máximo possÃvel, mantendo a dúvida entre o sobrenatural e o real. A presença do assassino, com seus movimentos peculiares, aparições fantasmagóricas e método de ataque que remete aos assassinos dos anos 80, contribui para elevar o nÃvel do horror.
Por fim, o filme oferece um plot twist memorável e imprevisÃvel, que faz valer a espera pelo desfecho e amarra de maneira orgânica todas as pontas. Além disso, evita o uso excessivo de soluções sobrenaturais que frequentemente são empregadas no gênero de terror para resolver mistérios, ao mesmo tempo que respeita a inteligência do espectador.
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