Psicose (1960) - Curiosidades incríveis sobre o filme

Psicose (1960) - Curiosidades incríveis sobre o filme


por Giovani Zanirati 




Psicose (1960) é um filme dirigido pelo cineasta Alfred Hitchcock. A obra tornou-se no mais importante trabalho do consagrado diretor e referência para o cinema mundial.

Na trama, após fugir com 40 mil dólares de um cliente do trabalho, a secretária Marion Crane (Janet Leigh) decide se hospedar no Motel Bates. No local, ela conhece o excêntrico Norman Bates (Anthony Perkins).

Seguem 20 curiosidades sobre esse presente de Alfred Hitchcock à sétima arte.

1) O filme é uma adaptação do livro homônimo de Robert Bloch, lançado em 1959. No entanto, o escritor teve como referência para criar seu personagem central um caso macabro ocorrido, em Plainfield, no ano de 1957.

2) Na época, Ed Gein, 51 anos, um homem recluso, cometeu atrocidades na região, tornando-se um dos mais terríveis assassinos da história do país.

3) Também foi acusado de canibalismo, profanação de túmulos e relação incestuosa com mãe. Foi julgado criminalmente insano e as motivações não foram justificadas. Diziam que ele gostava de desmontar coisas para ver como funcionavam. Faleceu em um hospital psiquiátrico em 1984.

4) Bloch ficou "fascinado" e queria saber como era a mente de Ed (psicologia da anormalidade ) e, dessa forma, começou a imaginar seu personagem (Norman Bates). Porém algumas características similares, segundo o autor, foram coincidência.

5) Os principais elementos do filme foram criadas pelo escritor: a relação anormal de Norma e Norman, o travestismo do assassino, o Motel Bates, as motivações da protagonista (no livro Mary Crane) e assassinato de Crane no chuveiro (em meio a história).

6) Os direitos do livro foram comprados anonimamente por pouco mais de 10 mil dólares pelo consagrado cineasta Alfred Hitchcock. Bloch ficou feliz e decepcionado, pois no contrato não foi incluso lucro em um eventual sucesso do filme.

7) Quem indicou o livro ao cineasta foi a assistente de produção, Peggy Robertson, que trabalhava com Hitch desde 1949. Foi um período, onde ele recebeu 2.400 ideias para filmes, mas se encantou apenas com o livro.

8) O assassinato no chuveiro de Crane e a construção dos personagens foram decisivas para a decisão de Hithcock.

09) A Paramount não queria fazer o filme porque seria custoso e os fracassos recentes de Hitchcock também dificultaram o processo. O cineasta, então, decidiu financiar o projeto e abriu mão do salário. Usou as instalações da Universal- Internacional. Por fim, a Paramount distribuiu.

10) Ele utilizou basicamente sua equipe de TV, do programa "Alfred Hitchcock Present", e Psicose, o 47° filme do mestre, seria um dos seus menores projetos, sem grande orçamento (pouco mais de 800 mil dólares).

11) O cineasta queria o escritor Bloch como roteirista, mas recomendaram James Cavanagh, que trabalhou no programa de Hitch. Porém, ele não agradou ao mestre. O substituto foi Joseph Stefano, um compositor de música pop.

12) Antony Perkins e Janet Leigh foram escolhidos para interpretarem Norman Bates e Marion Crane. Bernard Herrmann ficou responsável pela épica trilha sonora.

13) Para a clássica cena do chuveiro foram necessários 7 dias para rodar a cena, com 70 posições de câmera para 45 segundos de filme.

14) Hitch não queria usar trilha na cena do chuveiro. Porém, Herrmann conseguiu convencer o cineasta. O resultado foi tão satisfatório, que Hitch o recompensou mais do que qualquer outra pessoa.

15) Para manter o mistério da obra, Hitch optou em não exibir previamente o filme para os jornalistas, cortando uma tradição.

16) Quando estreou em 1960, "Psicose" recebeu apenas uma reação mediana dos críticos. Disseram que, devido a estratégia de Hitch em proibir a exibição inicial para os jornalistas e especialistas, muitas reagiram por vingança. Porém, a resposta do público surpreendeu a todos e as salas ficaram lotadas, principalmente devido ao boca a boca.

17) Antes de uma exibição, as pessoas da fila foram pegas por uma chuva e, dessa forma, exigiam ingressar na sala do cinema. Hitchcock ao descobrir mandou que comprassem guarda-chuvas para todos. Os guarda-chuvas foram comprados.

18) Depois do sucesso, Psicose começou a ser citado na discussão de problemas sérios e frívolos: o aumento da criminalidade; a queda nas vendas de cortinas de chuveiro; a ascensão da violência contra mulheres; a redução do número de hóspedes em motéis.

19) Por mais virtuoso que fosse, Hitch sentia-se desvalorizado. Ele queria um Oscar de melhor diretor, tinha sido indicado outras vezes e perdido. Foi indicado na 33° cerimônia e, novamente, ficou sem a estatueta. O vencedor foi Billy Wilder ( Se meu apartamento falasse).

20) Psicose rendeu mais três filmes, nos anos de 1983, 1986 e 1990. Além disso, durante cinco temporadas, ocorreu a série Bates Motel, com Vera Farmiga (Norma) e Freddie Highmore (Norman Bates).


Fonte: Alfred Hitchcok e os Bastidores de Psicose (1990), de Stephen Rebello.

Postar um comentário

0 Comentários