Saint Seiya- Saga e Kanon, os maiores inimigos de Atena

Saint Seiya- Saga e Kanon, os maiores inimigos de Atena.


por Giovani Zanirati

saga-e-kanon-os-maiores-inimigos-de-atena


O anime “Os Cavaleiros do Zodíaco” (Saint Seiya) representa um marco da cultura japonesa. Baseado no mangá, de Masami Kurumada, o enredo gira em torno das batalhas entre a deusa Atena contra os deuses “malignos” que pretendem aniquilar a humanidade, devido a uma ideia tirana e distorcida sobre justiça. O anime conta com quatro arcos principais: Saga (Cavaleiro de Gêmeos), Hilda (Asgard), Poseidon e, por fim, Hades.

O presente artigo pretende apresentar os eventos anteriores ao início da história. Por consequência, o leitor poderá compreender o verdadeiro processo dos arcos apresentados, que envolvem diretamente Saga e Kanon

Introdução

Tudo começa quando Atena, a deusa protetora do planeta Terra e futura Saori Kido, renasce no Santuário, na Grécia, durante o século XX. Quando ressurge no mundo humano significa que algum deus maléfico também despertou ou vai despertar. Na era que se passa a história, Hades, o deus do inferno e pior inimigo de Atena, acorda após a última Guerra Santa, que ocorrera há dois séculos.

No século XVIII, ocorrera a Guerra entre os dois deuses e, após a árdua batalha, Atena conseguiu aprisionar o deus do submundo. Apenas Shion (Cavaleiro de Ouro de Áries) e Dohko (Libra) sobreviveram ao confronto. 

Consoante as ordens de Atena, Shion tornou-se o Mestre do Santuário e recebeu a missão de preparar e liderar novos cavaleiros para futuros confrontos; enquanto isso, Dohko permaneceu durante esse longo período nos Cinco Picos Antigos para observar os selos dos 108 Espectros, os guerreiros de Hades aprisionados por Atena.

Contudo, antes mesmo de iniciar o confronto contra Hades, Atena esteve diante duas ameaças: O Cavaleiro de Gêmeos (Saga) e seu irmão, Kanon.

A ameaça de Saga e Kanon

Saga é um dos mais nobres e poderosos cavaleiros. No entanto, tem um irmão gêmeo com características opostas. Kanon é perverso e, dessa forma, tem como objetivo unir-se ao Cavaleiro de Ouro para governar o mundo.

Porém, mesmo diante as represálias de Saga, Kanon nota uma pequena maldade no coração do irmão e, portanto, tenta explorar ao seu favor. O que reforçou os planos de Kanon foi à decisão de Shion em escolher o Cavaleiro de Sagitário, Aioros, como sucessor, sendo que, aparentemente, Saga seria a melhor opção, devido às qualidades reconhecidas por todos.

Cansado dos planos do irmão, Saga o aprisiona no Cabo Sunion, uma prisão antiga. A maldade, no entanto, adquiriu mais espaço no coração do Cavaleiro de Gêmeos, o que formou uma "segunda personalidade".

Enquanto isso, no Cabo Sunion, Kanon encontra o Tridente de Poseidon, o deus do mar, derrotado por Atena em uma guerra passada. Ele foi teletransportado à fortaleza submarina, onde presenciou a alma do deus selada em uma ânfora. 

Com a ambição de governar o mundo, Kanon liberta Poseidon e o manipula para eliminar Atena. Além disso, finge ser um dos generais marinas (guerreiros de Poseidon).

O deus do mar conclui que vai voltar a dormir, porém no corpo de seu hospedeiro (Julian Solo). Ao completar 16 anos, Solo teria o corpo controlado e, assim, Poseidon iniciaria seu plano de eliminar os humanos e, por fim, derrotaria Atena. 

Por consequência, o irmão de Saga, caso tudo funcionasse de acordo com suas intenções, se aproveitaria desse cenário para que os dois deuses fossem eliminados e, portanto, conquistaria espaço para governar o planeta.

Enquanto esperava pelo despertar definitivo de Poseidon, Kanon não imaginava que o irmão tentava eliminar a deusa com as próprias mãos. 

Saga

Lembrando que, de acordo com o mangá, o processo apresenta um desenvolvimento diferente do anime, principalmente em relação a Saga, onde um segredo importante é revelado. Na história original, com base no clássico e em minisséries posteriores (episódio 0, Origens e Destino), Shion e Dohko estavam se preparando para a nova Guerra Santa contra Hades.

O Cavaleiro de Gêmeos foi o primeiro a nascer e foi enviado para a casa de origem, uma das 12 Casas dos Cavaleiros de Ouro. O Mestre do Santuário, Shion, percebe que, assim como a constelação, o futuro cavaleiro tem um irmão gêmeo. 

Nesse meio-tempo, a deusa maligna e serva de Hades, Ker (irmã dos deuses Thanatos e Hypinos) se aproveita para enviar Lemur, a Estrela do Infortúnio, sobre a constelação de gêmeos em forma de bebê. Lemur deveria possuir um dos gêmeos (Saga ou Kanon) e, assim, após ganhar força no hospedeiro, seria possível destruir Atena e o santuário por dentro.


Dohko nota essa maldade e pede que Shion mate essa forma maligna. Ele, no entanto, reluta e Lemur solta uma energia que apaga as memórias dos dois Cavaleiros de Ouro.

Por conseguinte, Lemur possui Saga (tornando-se a sua parte maligna). Ou seja, este é o segredo: Saga não tem uma parte maligna, como todos acreditavam. “A maldade” de Saga é, na verdade, a presença de Lemur em uma guerra com a alma do Cavaleiro de Gêmeos pelo corpo. 

Diferentemente do anime, Saga (Lemur), após ser rejeitado, mata diretamente o Mestre Shion e assume o manto do Patriarca dos Cavaleiros. Além disso, tenta matar Atena, mas é impedido pelo Cavaleiro de Sagitário, Aioros.

Saga mente sobre o ocorrido e afirma que Aioros tentou matar Atena. O Cavaleiro de Capricórnio, Shura, é encarregado de matar o companheiro. Durante o confronto, Sagitário é gravemente ferido e, por consequência, dado como morto. Mas, felizmente, ele consegue sobreviver e proteger o bebê Atena. 

Na manhã seguinte, Aioros é encontrado por um turista chamado Mitsumasa Kido. Sagitário conta a história (desde Atena até a maldade existente no Santuário), e Kido promete, então, proteger o bebê e, também, preparar os novos cavaleiros.

Anos depois, Saga (Lemur) inicia o combate contra Saori Kido (Atena) e os Cavaleiros de Bronze. A manipulação de Saga leva ao desafio da clássica batalha nas 12 Casas dos Cavaleiros de Ouro.

No final da batalha contra Seiya, após ser iluminado pelo escudo de Atena, Lemur fica fraco e abandona o corpo do cavaleiro. A Estrela maligna, por fim, é eliminada pela deusa Ker. Contudo, por mais que Atena não tenha sido morta, Ker fica satisfeita devido às diversas mortes, principalmente dos Cavaleiros de Ouro, que em teoria facilita os planos de Hades.

Enquanto isso, Saga assume definitivamente o corpo e comete suicídio para se redimir dos terríveis pecados.

Kanon

Kanon ressurge e promete usar o poder do Imperador do mar para eliminar Atena e governar o mundo. No mangá não existe a batalha contra Hilda, de Asgard, então, em sequência imediata, ocorre o despertar de Poseidon.

Os Cavaleiros de Bronze precisam enfrentarem os Generais Marinas de Poseidon. Como de costume, após muito sofrimento, Pégaso e os demais conseguem eliminarem os adversários.

Kanon apenas observa o banho de sangue, na espera pelas mortes de Atena e Poseidon. Ikki e Sorento (um dos guerreiros de Poseidon) descobrem as verdadeiras intenções do inimigo.

Após descobrir que, durante a prisão no Cabo Sunion, foi salvo diversas vezes por Atena, Kanon demonstra arrependimento e decide ajudar na reta final do confronto. 

O rastro de mortes, no entanto, é sem precedentes. De acordo a própria Atena mais de um milhão de pessoas morreram devido ao ataque de Poseidon.

Legado

Tanto no mangá quanto no anime, Saga e Kano retornam durante o Arco Hades. Saga como um espectro do deus do inferno. Na verdade, atuava secretamente sob a supervisão de Shion, para ajudar Atena; Kanon, por sua vez, arrependido pelos pecados, utiliza a armadura de gêmeos para ajudar Atena no confronto final.

Por fim, antes da Guerra Santa contra Hades, Atena e os Cavaleiros precisaram enfrentar grandes perigos, devido às ações dos irmãos Saga (manipulado por Ker e Lemur) e Kanon. Por caminhos diferentes, os dois manipularam os cavaleiros, guerreiros deuses (anime), marinas e até mesmo um deus para que seus objetivos fossem concretizados. Ou seja, a grande baixa dos Cavaleiros de Atena , ocorreu devido a essas duas figuras históricas de Os Cavaleiros do Zodíacos. 



Postar um comentário

0 Comentários